ATA Nº 05/2020 – SESSÃO ORDINÁRIA

por Global Informática publicado 17/03/2020 10h14, última modificação 19/05/2020 09h56

Ata da Quinta Sessão Ordinária do exercício 2020, do quarto ano da 6ª Legislatura (2017-2020).

ABERTURA: No dia dez de março do ano de dois mil e vinte, às nove horas e trinta minutos, no Plenário Virgílio Martins, na Câmara Municipal de Barra do Quaraí, após a verificação do quórum, o Senhor Presidente Vereador Valdemar Alves, em nome de Deus, declarou aberta a reunião. Na sequência, passou a palavra para o vereador Luis Fernando Alonso, secretário, para fazer a leitura da ata da reunião anterior, que após ser lida, foi colocado em discussão, sendo aprovada por unanimidade.

EXPEDIENTE DO DIA: não precisa fazer.

TRIBUNA POPULAR: Não houve inscrito.

GRANDE EXPEDIENTE: Utilizaram os espaços os Parlamentares abaixo descritos, na seguinte sequência:

Vereador FERNANDO ALONSO: Destacou que Barra do Quaraí tem enorme potencial turístico, com belezas naturais, história e localização geográfica privilegiada na região trinacional: Brasil, Uruguai, Argentina. Nesse sentido, fez um resumo das potencialidades da cidade e região e dos movimentos em que está envolvido. Disse esperar que a nova gestão que assumirá nossa cidade a partir de janeiro de 2021 e priorize o turismo como estratégia de desenvolvimento. Falou sobre o transporte intermunicipal e a necessidade urgente de renovação da frota de ônibus da Empresa Perine, já que a atual frota está com os laudos vencendo nos próximos dias, situação que nos causa preocupação por um lado e, ao mesmo tempo, de outro lado expectativa de em breve termos novos e melhores ônibus fazendo a linha Barra do Quaraí x Uruguaiana. Concluiu dizendo que na administração pública é preciso ter muita insistência e persistência para que as coisas aconteçam.

Vereador FERNANDO BALBUENA: É nós temos que nos preparar para uma cidade turística até já temos muitos turistas aqui. Vou questionar sobre os pescadores que vêm de todos os lugares e eles vem com bons equipamentos de pesca coisa que os nossos pescadores não têm, ai acontece que eles levam todos os melhores peixes, e os nossos pescadores além de terem pouco material para pescar ainda às vezes perdem tudo aqui no lado brasileiro, redes, espinhais.

Vereador ENÉIAS DE LIMA: Sei que todos nós vereadores estamos incumbidos de fazer o melhor pela Barra do Quaraí, apoiando todas as coisas que venham beneficiar a nossa comunidade. Comento aqui também a respeito do ônibus que até o final do março tem que parar, seremos cobrados novamente, mais esse transporte não da mais já não é de hoje nossa luta. A PARTE, ver. Carlos Alberto: Só para informar que um empresário vai investir na nossa comunidade barrense e existe previsão de que em 10 dias teremos meio de transporte novo, dois ônibus seminovos, mas em ótimo estado. Ver. ENÉIAS DE LIMA: Agradeço ao nobre colega por esta informação, acredito que é o desejo de todos nós barrense por um transporte em condições de trafegabilidade. Finalizou agradecendo ao Deputado Federal Afonso Motta (PDT) que, via Ministério da Agricultura, disponibilizou mais uma emenda Parlamentar para Barra do Quaraí no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Vereador ROGÉRIO BLANCO: Falou sobre pardal que estão pedindo dentro da cidade mais eles vão colocar fora da cidade para multarem mais, fazer mais dinheiro com as multas, porque fora fica mais fácil para multarem. Parabenizou o Ver. Fernando Alonso sobre o turismo na nossa cidade acho que a Barra do Quaraí pode até ter um parque aquático de águas frias porque o turismo aciona tudo que tem dentro da cidade.

Vereador RICHARD DE SOUZA: Quero comentar sobre o requerimento que protocolei pedindo uma reunião extraordinária sobre o contrato novo loteamento popular, situação esta trazida pelos moradores, tive noticia que já estão prontos os contratos só que já se passaram mais de dois anos, portanto a concessão que é de 20 anos, vai ser de mais de 22 anos. Sobre a venda de lotes que também ainda não deram respostas, também sobre o recurso para infraestrutura daquele loteamento. Também comentou sobre uma moção ao governo do estado e a Assembleia Legislativa de apoio a todos trabalhadores da educação grevistas para que recebam seus salários que foram cortados injustamente pelo Governador. Concluiu dizendo estar alegre ao saber que poderão colocar novos ônibus na linha intermunicipal Barra a Uruguaiana com mais qualidade para a nossa comunidade.

ESPAÇO DA LIDERENÇA DE BANCADA

BANCADA DO PT, Vereador FERNANDO ALONSO: Os Vereadores (todos) estão em sintonia com as necessidades e demandas da comunidade barrense como fica demonstrado em várias ações e iniciativas em que está Casa Legislativa foi ou é protagonista. Uma pauta constante e prioritária é o transporte intermunicipal entre as cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana e que neste mês de março chega ao momento decisivo, visto que os laudos dos veículos (ônibus) da Empresa Perine vencem e, por causa da idade da frota, não poderão mais ser renovados. Portanto, em breve deveremos ter uma solução com a empresa renovando a frota ou, se for o caso, outra empresa assumindo os serviços. Discorreu sobre outras ações e conquistas importantes e que tiveram participação decisiva dos vereadores. Por fim, falou sobre a vinda do cartório eleitoral em Barra do Quaraí e que estará atendendo na Escola 22 de Outubro, nos dias 31 de março, 1º e 2 de abril.

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, o Senhor Vereador Presidente, em nome de Deus encerrou a reunião Ordinária, sendo lavrada a ata pelo Vereador Secretário, que após lida e aprovada vai ser assinada pelos Vereadores membros da Mesa Diretora 2020.


Ver. LUIS FERNANDO ALONSO
Secretário
Ver. VALDEMAR ALVES
Presidente
Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO
Vice-Presidente