ATA Nº 04/2020 – SESSÃO ORDINÁRIA

por Global Informática publicado 17/03/2020 10h13, última modificação 19/05/2020 09h56

Ata da Quarta Sessão Ordinária do exercício 2020, do quarto ano da 6ª Legislatura (2017-2020).

ABERTURA: No dia três de março do ano de dois mil e vinte, às nove horas e trinta minutos, no Plenário Virgílio Martins, na Câmara Municipal de Barra do Quaraí, após a verificação do quórum, o Senhor Presidente Vereador Valdemar Alves, em nome de Deus, declarou aberta a reunião. Na sequência, passou a palavra para o vereador Luis Fernando Alonso, secretário, para fazer a leitura da ata da reunião anterior, que após ser lida, foi colocado em discussão, sendo aprovada por unanimidade. A vereadora Zulma Rolim Simionato não participou da reunião por motivo de falecimento de seu irmão.

TRIBUNA POPULAR: Não houve inscrito.

GRANDE EXPEDIENTE: Utilizaram os espaços os Parlamentares abaixo descritos, na seguinte sequência:

Vereador FERNANDO BALBUENA: Hoje vim aqui para questionar sobre um gasto de 50 mil reais para fazer um laudo sobre insalubridade, um laudo irregular, incompleto e passou, o qual foi tirada toda a insalubridade dos motoristas, eles não estão pagando e ai depois não querem que os funcionários coloquem na justiça. O Secretário não quer só que ele não é o prefeito ele é secretário. Aconselho no próximo ano colocar na justiça eu vou estar com vocês, a prefeitura diz não ter dinheiro nem para a saúde, mais não tem porque estão gastando em outras coisas.

Vereador RICHARD DE SOUZA: Falou sobre informação da lei que dispõe a relação de exames e consultas da saúde, para ser divulgada para melhor esclarecimento a população. Também gostaria de socializar com todos sobre a saúde, que recebemos várias emendas parlamentar para a saúde, até tem ainda um recurso que pode ser utilizado. Conclui falando sobre a candidatura do Sr. Duce Rosa das heranças malditas que ele deixou na prefeitura.

Vereador ENÉIAS DE LIMA: Falou também sobre o ano eleitoral e disse que falam muito de quadrilha então eu também sou sempre trabalhei lá, as tem que ser cobradas e resolvidas mais dentro da lei, porque é uma falta de respeito com as pessoas que trabalham na prefeitura, chamar de quadrilha. Tem que ser cobrado mais não baixar o nível, isso eu não concordo. Desejo sorte a todos os candidatos.

Vereador ROGÉRIO BLANCO: Parabenizou a fala do Ver. Enéias dizendo que em todos os lugares têm coisas erradas só que não é todos que praticam, e isso são um ataque a todos sem provas e pessoais, tem cobranças que está bem. Sobre a fala do ver. Richard sobre os exames e consultas pedir uma lista sobre as datas e nomes de pessoas, porque saúde não é para depois é para hoje porque se não pode ser tarde. As denuncias do ver. Fernando Balbuena tem que ser feitas mais não envolver a vida pessoal das pessoas.

Vereador CARLOS ALBERTO: Hoje a primeira hora estive na secretaria de saúde aonde entreguei um oficio sobre a emenda parlamentar do Deputado Bohn Gass (PT) no valor de R$ 110 mil reais, para compra de dois veículos leves para a secretaria de Saúde. Estamos a meses da eleição na nossa cidade e gostaria de falar sobre os prefeitos que ali estiveram temos que pensar no agora porque a Barra tem futuro passado ficou para trás.

Vereador VALDEMAR ALVES: Os vereadores têm várias funções, e uma das principais é trazermos recursos para nosso município, temos que ter equilíbrio, nós somos espelhos para os novos candidatos, portanto é necessário separar vida pessoal de vida pública e trabalhar em prol comum. Falou também sobre o show que aconteceu no calçadão, parabenizar pelo belíssimo evento do município, o poder Executivo, a secretaria de eventos e demais membros envolvidos.

Vereador FERNANDO ALONSO: Falou que está convencido cada vez mais de que é preciso gestores comprometidos em fazer as coisas, que busque trabalhar em harmonia entre executivo e legislativo. Agradeceu a Deputada Federal Maria do Rosário (PT) sobre a emenda parlamentar destinada a Barra do Quaraí por meio de articulação politica do nosso Mandato e que foram objetos de aquisição de academia ao ar livre, já instalada e a disposição no centro municipal de lazer e esporte, e para a aquisição de quatro playgrounds para as escolas municipais de Barra do Quaraí, e que agora no inicio deste ano letivo foram instalados nas Escolas 22 de Outubro, Manoel Imas dos Santos, Pedacinho de Gente e Criança Feliz.

ESPAÇO DA LIDERENÇA DE BANCADA

BANCADA DO PTB, Vereador FERNANDO BALBUENA: Os fatos que venho narrando, os empenhos e as licitações fraudulentas, porque eu todas as viagens que eu fiz foi com verba minha todas com recurso próprio, mais tem umas viagens que eu vou denunciar e também sobre firmas terceirizadas, que tem cinco firmas fajutas trabalhando. Eu não vou concorrer mais a vereador, mas quero falar para vocês escolherem bem.

BANCADA DO PDT, Vereador ENÉIAS LIMA: Falou sobre uma emenda parlamentar de uma verba do deputado Alfonso Mota que conquistemos via Ministério de Agricultura, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Sobre as viagens e diárias dos vereadores, e participações de capacitações, colega diz que tem zelo pela coisa pública e se refere às viagens que não gastou um centavo, mas quando precisa de férias ai, ele não diz nada, como também a falta de respeito pelos vereadores do governo e aqueles que venham a se candidatar apoiando o atual governo, onde ele mesmo cita em rede social que todos que apoiarem é ladrão e fazem tudo parte da quadrilha, acho uma falta de respeito, pois tem muitas pessoas honestas que sustentam sua família trabalhando na prefeitura, tem que cobrar, tem, tem que fiscalizar, tem, mas faltar com o respeito não admito. Finalizo desejando boa sorte a todos neste pleito que se aproxima, e que Deus nos abençoe.

BANCADA DO PT, Vereador CARLOS ALBERTO: O que me traz hoje é a questão das emendas parlamentares que os amigos e vereadores juntos trouxeram emendas importantes para o município. Falo também sobre varias coisas que não ficaram claras na administração, mais seguiremos firmes batalhando para uma cidade melhor e trazendo recursos.

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, o Senhor Vereador Presidente, em nome de Deus encerrou a reunião Ordinária, sendo lavrada a ata pelo Vereador Secretário, que após lida e aprovada vai ser assinada pelos Vereadores membros da Mesa Diretora 2020.


Ver. LUIS FERNANDO ALONSO
Secretário
Ver. VALDEMAR ALVES
Presidente
Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO
Vice-Presidente