ATA Nº 015/2019 – SESSÃO ORDINÁRIA

por Global Informática publicado 28/05/2019 10h11, última modificação 28/05/2019 10h11

Ata da décima quinta Sessão Ordinária do exercício 2019, do terceiro ano da 6ª Legislatura (2017-2020).

ABERTURA: Aos vinte e um dias do mês de maio do ano de dois mil e dezenove, às nove horas e trinta minutos, no Plenário Virgílio Martins, na Câmara Municipal de Barra do Quaraí, sob a presidência do vereador Rogério Blanco Neto, realizou-se a Sessão Plenária Ordinária Semanal. Após a verificação do quórum, o Senhor Presidente, em nome de Deus, declarou aberta a reunião e passou a palavra para o vereador Richard de Souza, secretário, para fazer a leitura da ata da reunião anterior, que após ser lida, foi colocada em discussão, sendo aprovada por unanimidade.

EXPEDIENTE DO DIA: não precisa fazer....

TRIBUNA POPULAR: O Professor Marcus Querol, diretor do Campus Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, utilizou o espaço da tribuna popular para explicar a preocupante situação que a instituição atravessa em face de possíveis cortes financeiros anunciados pelo governo federal. Falou que a instituição está no limite, sem dinheiro sequer para as reformas mais urgentes. “E se os cortes vierem, o futuro é mais preocupante ainda. Qual a qualidade da minha aula se eu não tenho sequer o recurso básico?". Querol mostrou a relevância da Unipampa na região, destacando os laboratórios de pesquisas, os cursos na área de medicina, os projetos e estudos em andamento e como todas essas conquistas mudam a vida de tantas pessoas e tantas famílias. Falou que esse conjunto de realizações é agora impactado pelo anúncio do bloqueio de verbas. "Nossa equipe não tem sequer condições de prever um orçamento para o próximo semestre. Com isso, muita coisa fica parada", afirmou o professor. Os vereadores manifestaram apoio ao Diretor e criticaram o Governo Federal pelo contingenciamento na área da Educação.

GRANDE EXPEDIENTE:

- Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO: Falou que devido o grande fluxo de veículos pesados dentro do perímetro urbano, as ruas da cidade estão sendo danificadas (destruídas). Sugere uma fiscalização por parte da Prefeitura Municipal inclusive notificando e multando os caminhoneiros que desrespeitarem a legislação municipal.

- Ver. ENÉIAS DE LIMA: Comentou sobre a proposta de um projeto de lei para proibir os fogos de artifícios com estampidos no perímetro urbano de Barra do Quaraí por conta dos animais e também das pessoas. Também reforçou mais uma vez o pedido de segurança para nossa cidade.

- Ver. FERNANDO ALONSO: parabenizou a proposta do vereador Eneias, e reforçou a fala do Ver. Rogério, mas manifestou ainda a preocupação com a eficácia das leis e a devida fiscalização das mesmas, visto que já existe lei que disciplina o trânsito de veículos de carga pesada no âmbito do município. Também convidou os vereadores para a Audiência Pública sobre a Pesca que a Câmara Municipal de Uruguaiana estará realizando no dia 24 de maio.

- Ver. FERNANDO BALBUENA DA SILVEIRA: comentou sobre um caminhão que foi conquistado para a cidade e que hoje se encontra na oficina parado, que vai fazer um requerimento pedindo explicação. Falou que está protocolando um requerimento solicitando aumento do auxilio da bolsa paga aos estagiários da Câmara de Vereadores.

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, em nome de Deus encerrou a reunião Ordinária, sendo lavrada a ata, que após lida e aprovada vai ser assinada por mim, secretário Richard de Souza, e pelo Senhor Presidente Rogério Blanco Neto. Ver. RICHARD DE SOUZA (Secretário) Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO (Presidente)