ATA Nº 021/2019 – SESSÃO ORDINÁRIA

por Global Informática publicado 09/07/2019 10h44, última modificação 09/07/2019 10h44

Ata da vigésima primeira Sessão Ordinária do exercício 2019, do terceiro ano da 6ª Legislatura (2017-2020).

ABERTURA: Aos dois dias do mês de julho do ano de dois mil e dezenove, às nove horas e trinta minutos, no Plenário Virgílio Martins, na Câmara Municipal de Barra do Quaraí, sob a presidência do vereador Rogério Blanco Neto, realizou-se a Sessão Plenária Ordinária Semanal. Após a verificação do quórum, o Senhor Presidente, em nome de Deus, declarou aberta a reunião e passou a palavra para o vereador Richard de Souza, secretário, para fazer a leitura da ata da reunião anterior, que após ser lida, foi colocada em discussão, sendo aprovada por unanimidade.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereador ROGÉRIO BLANCO: Usou a tribuna para reforçar a campanha de vacinação da Febre amarela que a Secretaria de saúde esta realizando no interior do município, ressaltando a importância dessa campanha. Falou também sobre os Free Shops que em breve a cidade devera ter lojas em funcionamento, entendendo que essas lojas devam ser instaladas dentro da cidade e não em área mais afastada do centro, pois deixa de fomentar os pequenos comércios que podem se beneficiar com esses investimentos. Volta a sugerir que o Executivo torne em mão única as Avenidas Salustiano Marty e Visconde do Rio Branco, criando um novo fluxo viário, criando com isso, uma expansão da área comercial do município.

Vereador CARLOS ALBERTO DA ROSA FILHO: Usou a tribuna para informar que esteve juntamente com o Ver. Rogerio Blanco Neto em agenda no Palácio da Policia Civil em Porto Alegre com o Delegado Joeberth Nunes, Diretor do Departamento de Policia do Interior, reivindicando o aumento do numero de policiais civis para a cidade, tendo em vista que hoje temos apenas um polícia lotado no município, impossibilitando que sejam realizadas investigações das ocorrências registradas, destacando os roubos ocorridos nos estabelecimentos públicos, como prefeitura e na escola Nilza, além dos assaltos a mão armada que vem ocorrendo no comércio local.

Vereador FERNANDO ALONSO: Usou a tribuna para parabenizar todos os vereadores desta Casa que estão engajados na luta em prol da segurança publica, destacando a vinda do comandante regional da Brigada Militar ao município que se comprometeu em aumentar o efetivo da Brigada a partir de agosto deste ano. Ressalta que o Projeto de lei de sua autoria que propõe ampliar a área para instalação das lojas de Free Shops não tem a intenção de prejudicar ninguém e sim garantir que não se perca investimentos por limitar a área de atuação dessas lojas. Mencionou sua participação como representante do legislativo na reunião do Comitê do Rio Quaraí, destacando que haverá eleição para nova composição do referido comitê e que este legislativo manterá indicação. Relata também que haverá um evento na cidade de Paisandu, no Uruguai, para tratar sobre a Cuenca (bacia) do Rio Uruguai, em especial da nossa região trinacional. Destaca ainda que está sendo discutido entre as autoridades dos três países a emissão de uma carteira fronteiriça para livre navegação na nossa região da tríplice fronteira, demanda essa saída do encontro trinacional realizado em setembro de 2017 em Bella Union. Finalizando, parabeniza o Coordenador Municipal da defesa civil Izair Rodrigues pelas ações em apoio à campanha do agasalho do município e informa que deve iniciar em breve as obras da reforma elétrica do ginásio Nilzão, mencionando que deverá haver também investimentos por parte da prefeitura no ginásio.

Vereador VALDEMAR ALVES: Usou a tribuna para falar sobre a agenda que o Prefeito teve com o comandante regional da Brigada Militar, que na oportunidade se comprometeu com o município dizendo que haverá aumento do efetivo já para este ano. Destaca também a importância e urgência na implantação das câmeras de vídeo monitoramento por parte do Executivo Municipal. Finalizando, comenta sobre a retomada das obras da cobertura da quadra do Loteamento Popular, ressaltando a importância dessa obra para a prática de esportes.

Vereador RICHARD DE SOUZA: Usou a tribuna informando que esteve representando o Legislativo na reunião onde estavam presentes o Prefeito Municipal, o Comandante do 1º BPAF e o Comandante Regional da Brigada Militar, para tratar sobre a situação da segurança publica no municipi9o, destacando que o comandante Gurgel se comprometeu com o município em mandar mais brigadianos possibilitando o mínimo necessário para uma cobertura das 24 horas. Finalizando, se manifestou preocupado com o atendimento medico no posto de saúde, pois tem recebido, e visto através das redes sociais, reclamações de que o numero de fichas disponibilizadas não atende a demanda, pois a partir das quatro, cinco da tarde já não tem mais fichas. Ressalta que toda a procura por atendimento médico deve ser acolhida e cabe a equipe de enfermagem fazer esse acolhimento.
TEMPO DE LIDERANÇA:
Vereador CARLOS ALBERTO DA ROSA FILHO (PT): inicia sua fala, manifestando também preocupação com relação ao atendimento médico do posto de saúde, que esta recebendo reclamações, inclusive citou um caso de um cidadão que ao procurar o atendimento medico no posto no final do dia foi orientado a voltar no dia seguinte a partir das oito da manha, sendo que ao chegar no outro dia nesse horário foi informado de que deveria retornar mais tarde, pois os médicos iriam iniciar o atendimento depois das nove da manha, ficando clara a falha de comunicação e dificuldade em acessar o serviço. Ao finalizar, sita a grave situação que estão vivendo os professores da rede publica estadual com mais de 4 anos sem reposição salarial e recebendo atrasado e parcelado seus salários. Repudia essa politica que vem sendo praticada desde o governo Sartori e que o atual governador Eduardo Leite tem mantido.

Vereador FERNANDO BALBUENA DA SILVEIRA (PTB): Inicia sua fala, alertando para a falta de agentes comunitários de saúde, que desde o ano passado o interior esta sem agentes de saúde e que o executivo não dá resposta sobre essa situação preocupante. Finaliza, parabenizando os bombeiros militar e civil do município pelo dia nacional do bombeiro, comemorado neste dia. Destacando a importância do trabalho desses profissionais, que merecem todo seu reconhecimento.

O Grande Expediente foi posto o resumo da fala dos Vereadores inscritos, sendo que a integra da fala se encontra gravada em áudio nos arquivos desta Casa Legislativa.

ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, em nome de Deus encerrou a reunião Ordinária, sendo lavrada a ata, que após lida e aprovada vai ser assinada por mim, secretário Richard de Souza, pelo Senhor Presidente Rogério Blanco Neto, e pelo Vereador Valdemar Alves, vice-presidente.


Ver. RICHARD DE SOUZA - Secretário
Ver. ROGÉRIO BLANCO NETO - Presidente
Ver. VALDEMAR ALVES - Vice-Presidente