19 de novembro: DIA DA BANDEIRA
19/11/2022: Dia da Bandeira
19 de novembro: Dia da Bandeira
A Bandeira Nacional foi criada em 19 de novembro de 1889 pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos, com desenho do artista Décio Vilares.
Inspirada na Bandeira do Império, foram mantidas as cores verde e amarela. Mas, no lugar do brasão imperial, foi inserido o círculo azul.
O verde e o amarelo eram as cores das casas da família imperial: Bragança e Habsburgo. Na República, passaram a representar as matas e o ouro do país.
O lema "Ordem e Progresso", vem do positivismo, escola filosófica dos autores da bandeira.
Na primeira versão, havia 21 estrelas, que representavam os Estados e o céu do Rio de Janeiro, às 8h30 do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. Hoje há 27 estrelas, que simbolizam os Estados e o Distrito Federal.
A bandeira é hasteada nos dias de festa ou de luto nacional. Todas as repartições públicas devem exibir uma, assim como escolas e sindicatos. À noite, a bandeira deve ficar sempre iluminada.
Como manda a Constituição, a bandeira deve permanecer no topo de um mastro em especial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, como símbolo perene da pátria.
O Hino da Bandeira foi executado pela primeira vez em 15 de agosto de 1906, a pedido da Prefeitura do Rio de Janeiro, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.